Turismo Tavares RS

Pontos Turísticos

Nossa Localização


    Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Localização: RS - Mostardas, Tavares, Área: 34.000 há
Perímetro: 160 km
Temperatura: média anual 18 a 20ºC
máxima absoluta 38 a 40ºC
mínima absoluta -4 a 0ºC
Pluviosidade: inferior a 1250mm anuais
Relevo: Plano Solos: Areias Quartzosas Marinhas
Vegetação: Áreas das Formações Pioneiras Fauna: Província Zoogeográfica Guarani
Localizado no litoral do Rio Grande do Sul, o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, totaliza cerca de 34.000 hectares de área, abrangendo porções dos municípios de Mostardas Tavares e São José do Norte, onde ela localiza 80% de sua totalidade em nosso município,à 22km da Sede. Os 20% restantes localizam-se 17% em Mostardas e 3% em São José do Norte.

Os limites marinhos do Parque se iniciam próximo ao Farol de Mostardas, estendendo-se por 35 km ao sul e 1 km mar adentro. Ao todo, o Parque tem cerca de 62 km de extensão e 6 km de largura, em média.
A Lagoa do Peixe tem baixa profundidade - em média 10 a 60 cm, com exceção da barra, com até 2 m de profundidade. A mistura de água doce e salgada aliada à circulação causada pelos fortes ventos regionais permite a concentração de nutrientes. Uma grande variedade de microorganismos consomem estes nutrientes aumentando sua população. A calma do local e esta grande quantidade de alimentos, permite a sobrevivência de uma fauna diversificada. Além do camarão, cuja produção anual é estimada em 400 toneladas, existem pequenos peixes, caranguejos e moluscos.

Aves Migratórias são espécies que se movimentam periodicamente entre uma área principal de reprodução e uma ou mais localidades, para alimentação e repouso. Dentro do Programa de Monitoramento de Aves Migratórias Continentais, são realizadas atividades como censos populacionais, captura, marcação com anilhas metálicas e coloridas, coleta de dados biológicos e biométricos, entre outros.






Farol de Mostardas


Inaugurado em 1894, quando o território ainda pertencia ao município de São José do Norte, mais tarde, com a emancipação de Mostardas em 11 de abril de 1963, ficou pertencendo aquele Município. Com a emancipação de Tavares em 12 de maio de 1982, passou a pertencer ao município de Tavares, embora permaneça com o nome de Farol Mostardas. É revestido de mosaico de cores preto e branco. É o maior do litoral norte com 38m de altura e com alcance de 40 milhas náuticas. Locali-se na praia do farol, no oceano atlântico, próximo a lagoa do peixe. Distante 26 Km da sede do município é o único farol do município ainda guarnecido possibilitando a visitação pública no seu interior. 


Farol do Capão da Marca


Foi inaugurado as margens da Lagoa dos Patos, pelo imperador D. Pedro II em 1849, com torre de madeira. Sua torre atual, importado da França, foi inaugurada em 1895. Possui forma de uma torre tubular de ferro, de cor branca, com 19m de altura e 13 milhas náuticas de alcance. É o mais antigo farol do estado, localizado há cerca de 40m da orla, apresentando vista para a enseada lacustre e proximidade com sambaqui. Distancia da sede do município: 10 Km. Principal estrada de acesso: Estrada do Posto.




Farol do Capão da Marca de Fora


É o mais novo farol de Tavares, inaugurado em 04 de Abril de 2008, medindo 40 m de altura, é o segundo mais alto farol do Estado. Possui forma cilíndrica, de concreto armado, na cor branca com faixa central na cor vermelha. Seu alcance luminoso é de 17 milhas náuticas. Localizado as margens do Oceano Atlântico, no extremo Sul do Município, distante 36 Km da sede. É o segundo maior do Estado.
Localização Capão Comprido
Principal estrada de acesso: BR 101 e depois
Trilha do Manduca Machado.



Sambaquis


Sítios Arqueológicos situados às margens da Lagoa dos Patos.
São amontoados de cascas de crustáceos e ossos de animais que serviam de alimento para povos indígenas que habitavam esta região em tempos remotos.  O de maior expressão fica à uma distância de 1,5 km do farol do Cristóvão Pereira e à 12,5 km da sede do Município.



Um comentário: